quinta-feira, setembro 14, 2006

O Vírus

(Quadro de Edvard Munch - 1907)

Sabe bem ser a areia que empena a engrenagem. A gota de óleo que polui um oceano de água doce. A ovelha negra de um alvo rebanho que desespera. O sopro que derruba um castelo de cartas.
Os planos fizeram-se para falhar. As audiências para assobiar. Os antibióticos para remediar causas perdidas. Os prazeres para se desmanchar. As palavras para nada, se no fim é o acto que prevalece.
Gosto de ser um vírus. Desperto alarme. Provoco cogitações. Agito profissionais da cura. Param-me, mas eu ultrapasso-os logo de seguida.
Sou a verdadeira evolução. Sou o primeiro passo. Destruo o que foi imaculamente criado para ser perfeito. E com isso gero uma nova criação, destinada ao inevitável insucesso.
É vê-los às voltas com soluções eventuais. Dou-lhes a oportunidade dum sorriso. Depois dou-lhes os suores da aflição. Retiro-lhes a paciência, atingem-me com a ciência, ficam aliviados e depois eu ressurjo, para completar o círculo.
É bom ser eu. Sou virtualmente imbatível nas minhas mutações, tenho filhos espalhados por todo o lado. Ninguém pensa tão estrategicamente como eu. Eu dou cabo de tudo. De programas, de sistemas, de montagens, de garantias adquiridas. Comigo não há dogmas. Se tudo funciona bem, deixará de funcionar. Se não existe defeito, farei com que exista. Sou uma espécie de deus invertido.
Apareço sem ninguém reparar. Sou o papão dos seus sonhos mais recôndidos, mas com uma diferença – eu existo. Eu sou para fazer que os outros não sejam. Eu sou qualquer coisa que eles nem sonham que possa ser.
Matar-me só me reforça e protecção é conceito que eu desprezo. Se viveres comigo morres e se me ignorares irás perecer no teu canto à procura de algo que não te seria útil.
Sou uma guerra surda, mais fria que a mais fria das guerras. Sorrio com a doença, amo o caos, delicio-me com a decadência, gozo com o pavor que inflijo, alimento-me do que vos é vital, subtraio-vos vida. Sou o terror da inteligência. Gosto de mim de uma maneira que ninguém pode gostar.