quarta-feira, dezembro 31, 2008

Proposta de Cessar-Fogo

“Israel recusou proposta francesa de cessar-fogo”

Israel – Nem pensar!...
França – Pensem lá bem, é bastante razoável…
Israel – Quê? Só isso pelo cessar-fogo? Pfui! Ele ainda vai ficar connosco a crescer durante mais algum tempo e depois sim, explodirá. E aí iremos vendê-lo por muito mais. Esqueçam. Não têm mãozinhas para o cessar-fogo.
França – OK, OK, pronto. Vamos considerar um esforço adicional.
Israel – Não estou a ver, mas diz lá.
França – 1 monumento judeu em Paris e 1 caixa de champanhe.
Israel – Ora!...
França – 2 caixas de champanhe.
Israel – Queres lá ver que…
França – E 1 queijo.
Israel – Ah!
França – E…
Israel - …
França - … acho que é tudo.
Israel - …
França – Pois. Já fomos muito longe.
Israel – E…
França – Diga…
Israel – O monumento… é grande? Assim… tipo, sei lá, uma coisa… gloriosa, triunfal? Ou assim mais para o lamechas, com criancinhas e animais? É que não gosto de coisas lamechas…
França – Sim, sim, claro! Que cabeça a minha!... Esqueci-me de dizer que o monumento será o maior do género na Europa. É mesmo pujante. É uma espécie de Campo Pequeno, mas muito melhor. É do melhor que há.
Israel – Ah!...
França – Pronto, agora é que já disse tudo. Que tal? Temos o cessar-fogo?
Israel – O queijo… é de Provença?
França – Claro, claro.
Israel – 2 queijos, um para mim e outro para o Spielberg.
França – Como? Está a brincar comigo, não?!
Israel – Ai, ai, estou a ver que vamos ter um reveillon aos tiros, olá se vamos…
França – O que você está a pedir pelo cessar-fogo demonstra a sua irresponsabilidade! Tenha vergonha, sua personificação de país! Tenha vergonha! Onde já se viu, dois queijos por um cessar-fogo! Dois queijos franceses de Provença! Mon dieu, mon dieu !
Israel – Vocês é que sabem. Um queijo é razoável para o esforço do cessar-fogo.
França – Hmmm… Está bem, está bem. Isto é descer ao limiar da indignidade, mas desta vez passa. Temos cessar-fogo?
Israel – Acho que estou a fazer um mau negócio… mas pronto, vá lá… ficam vocês com o cessar-fogo.
França – Bom, devo admitir que não foi fácil, você está de parabéns. Então e quando é que ele chega?
Israel – Eh pá, pode ser já amanhã, se vocês quiserem. Não nos faz muita diferença.
França – Como assim?
Israel – Daqui a uma semana já temos aqui outro cessar-fogo ainda mais bonito a despertar-vos a cobiça. Mas esse deve ir para os americanos.
França – Raios ! Devia saber ! Vocês são mesmo propensos a… judiarias !
Israel – Ahahahah! Bang-bang, mon ami !
França – Maldito sejas !
Israel – Tem calma, pá. Nós somos a maior escola de cessar-fogos do Mundo. Somos a Academia de Alcochete dos tiroteios. Estão sempre tiros a despontar nos nossos palcos de guerra. É só promessas. Vem sempre um cessar-fogo que dá cartas durante mais algum tempo que outro, há sempre uma renovação. Nunca pára.
França – Irra ! Que este cessar-fogo me faça ao menos um bom-proveito !...
Israel – Olha, por falares em bom-proveito e para mostrar o meu espírito desportivo, vou convidar-te para comeres uma fatia do teu ex-queijo.
França – É como a estar a comer um pouco de mim… mas vamos lá. Vamos lá solidificar as nossas relações diplomáticas…
Israel – É isso mesmo, pá ! Shalom !

Sem comentários: