quarta-feira, novembro 08, 2006

Quebrei Uma Corrente

Há muitas acções preponderantemente negativas. Acções que marcam um dia, uma semana, uma época, uma vida. Acontece até aos melhores. O político não será esquecido pela aquela gaffe em que exortou ao voto no rival, o guarda-redes pelo frango que eliminou a sua equipa, o namorado pelo aniversário que deixou passar. Eu próprio senti a mão pesada do destino sobre mim. É verdade. Hoje quebrei uma corrente.
Não se pense que estava aprisionado e que empreendi uma fuga heróica digna de ser registada pelos jornais sensacionalistas. Bem gostava. Mas o que fiz foi rejeitar enviar o mail que ameaçava “anos de inimizades”, “séculos de infelicidade”, “eternidades de dor” se eu não o reenviasse rapidamente a uma amálgama de personagens, desde os 5 amigos mais próximos até a 1000 pessoas aleatoriamente designadas como destinatárias. Pesa sobre mim uma consciência dorida e um ardor estranho no peito. Se este post não chegar ao seu fim, provavelmente serão efeitos deste mail enfeitiçado.
Para cúmulo, já não é a primeira vez que quebro a corrente. Pecado dos pecados, tendo facilmente a ignorar as ameaças destes mails. Julgo que fui longe demais desta vez. Apareceu-me uma tosse esquisita e estou a ficar esverdeado na pele. É só o começo, pressinto, assustado com a minha própria negligência atroz ao cabo de tantos mails do género. Chegou o tempo de pagar todas as minhas incúrias de uma vez só.
O arrependimento de nada serve. Ignorei de forma ostensiva os avisos que me foram dirigidos e agora sofrerei com as consequências. Lia-se nesse malfadado mail “SE NÃO ENVIARES ESTE MAIL A 5 PESSOAS CONHECIDAS DENTRO DE 1 HORA E A 20 PESSOAS À TUA ESCOLHA AINDA HOJE, IRÁS MORRER COM UMA DOENÇA DESCONHECIDA ALTAMENTE FATAL. POR CADA MINUTO QUE TE ATRASES UM NOVO POTENCIAL CANCRO IRÁ REBENTAR DENTRO DE TI. AO FIM DE 10 MINUTOS DE ATRASO IRÁS PERDER TODO O AMOR QUE TE É DIRIGIDO. AO FIM DE UMA HORA PERDERÁS A CAPACIDADE DE AMAR. MAS SE ENVIARES O MAIL SERÁS AMADO POR TODA A TUA VIDA E RECEBERÁS POR CORREIO REGISTADO UM DOS GATINHOS QUE VISTE NO SLIDE SHOW DENTRO DE 5 DIAS (não terás, porém, capacidade de devolução se o gato vier com defeito)”. Eu não deveria ter sido tão curioso e ter ido até ao fim, ao menos tinha retirado um prazer enorme em contemplar os gatinhos adormecidos sobre lençóis cor-de-rosa dos primeiros slides e tinha-me mantido na ignorância das punições que estavam reservadas aos incumpridores como eu. Sabem como é, a ignorância anda de mãos dadas com a felicidade.
Agora já não há nada a fazer. Sinto convulsões internas e espasmos musculares. Vómitos e diarreias enjoam-me. Desenvolvi escamas na região lombar e o meu fígado buzina que nem taxista atrás dum veículo parado em semáforo verde. Não vejo bem. Tenho a boca seca e ardente. Os meus colegas perguntam-me “Estás bem?”, mas eles sabem bem que não. Eu quebrei a corrente. “Ah, já percebi”. Um ou outro ainda dirá, lá ao fundo da sala, baixinho: “Bem feita, nunca gostei desses gajos que quebram correntes. À pala destes e-mails já salvei a vida a 15 pessoas, oferecendo o meu sangue, e descobri 3 crianças desaparecidas”. Como eu gostava de ter sido assim, dedicado e obediente, altruísta e responsável. Mas pensei apenas no meu próprio bem-estar, desprezando favores que me pediam. Se calhar, eu mereço esta desdita.
Ao menos, vá lá, acabei o post. Despeço-me como culpado, mas apresentando convenientemente o mea culpa. E se vocês me lêem, por favor não incorram no meu erro e passem esta mensagem a todas as pessoas que realmente gostam. A sério.

Sem comentários: