sexta-feira, outubro 13, 2006

Azar

Chegados a este dia, impõe-se uma breve reflexão sobre o azar.
O azar é das coisas mais confortáveis que podem existir. É uma explicação fácil para algo que correu mal. É uma excelente desculpa para praticamente tudo o que defraudou as expectativas geradas.
- Eh pá, a camioneta furou o pneu e cheguei 2 horas atrasado ao trabalho.
- Foi azar.
- Eh pá, estava cheio de calor, decidi ir à praia e começou a chover.
- Foi azar.
- Eh pá, dei de caras com a minha filha a fumar um charro à porta da escola.
- Foi azar.
- Eh pá, subiram o imposto municipal de transacções no dia em que comprei uma casa nova.
- Foi azar.
- Eh pá, estava quase a apanhar um cheque de 20.000 euros do chão, mas o vento levantou-se e mandou o cheque para a sarjeta.
- Foi azar.
- Eh pá, estudei tudo o que era neo-realismo e o teste foi sobre proto-romantismo.
- Foi azar.
- Eh pá, bebi um whisky a mais e vomitei todo o chão da sala.
- Foi azar.
- Eh pá, ia para pagar a conta da electricidade e a velha que estava à minha frente demorou 3 horas a ser atendida.
- Foi azar.
- Eh pá, estava todo ensaboado e faltou a água.
- Foi azar.
- Eh pá, depois de ter saído do banho, escorreguei num sabonete, bati com a cabeça no lavatório, mandei o lavatório ao chão, parti a cabeça, a torneira rebentou e provoquei uma inundação, a água entrou numa tomada e deu-se um curto-circuito, lixei os equipamentos eléctricos da minha casa, o meu gato morreu com o choque, o curto-circuito iniciou um fogo que destruiu a minha casa, inclusivé a apólice de seguro que conservava numa gaveta, a minha mulher não soube de nada na altura, porque estava com o amante, mas depois ficou toda lixada, pediu o divórcio, e por ter ido em toalha de banho para o trabalho por causa de toda a minha roupa ter sido queimada no incêndio fui despedido. E ainda houve um cão que me urinou em cima enquanto procurava algo para comer no lixo.
- Foi azar.
- Eh pá, o Benfica voltou a perder.
- Foi mais falta de jeito, se calhar com algum azar pelo meio.
- Sr. Primeiro Ministro, há desempregados a mais, impostos a mais, ordenados de administradores públicos altos demais e continuamos na cauda da Europa.
- Temos tido azar.
E assim continuaremos. Chega de falar sobre assuntos que não percebemos. Chega de opinar sobre tudo e mais alguma coisa sem nada fazer em concreto para mudar a situação. Chega de culpar os outros por tudo o que nos corre mal. Temos algo aqui à mão que serve de resposta a tudo e não ofende ninguém. Temos o bode expiatório universal: o azar.
É uma sorte podermos contar com o azar.

Sem comentários: