segunda-feira, outubro 16, 2006

Entrevista Rápida na Zona Mista

- O treinador do Desportivo de Boranessa aproxima-se aqui da zona mista… Prof. Venceslau, a sua equipa não esteve em bom plano neste jogo, acabando por perder por 4-1…
- É verdade. Estivémos mal. Não jogámos a ponta de um corno. Merecemos perder e se não fosse o árbitro expulsar incorrectamente um jogador do Paxaxenses podíamos ter perdido por mais, tal a falta de qualidade da nossa equipa.
- Hã [admiração]… está a dizer que a sua equipa foi beneficiada?
- Então não foi? O golo que marcámos tenho quase a certeza que foi em fora-de-jogo e não o merecíamos, pois o Paxaxenses já tinha marcado 2 golos, tinha visto 1 golo anulado e 2 bolas nos postes… e depois a expulsão do nosso adversário complicou-lhes muito a vida, pois estavam a massacrar-nos sem apelo nem agravo… eu gosto muito do Paxaxenses, são uma equipa a sério, que eu gostava de treinar… Agora, este árbitro é miserável… lembro-me que já nos deu 5 pontos neste campeonato sem nós merecermos e sem nós lhe termos pedido favores, o que torna este árbitro realmente irritante. Nós inclusivamente já demonstrámos que conseguimos perder mesmo com ele a ajudar, mas ele insiste…
- Bom, hmm, ahah [riso nervoso], o Prof. a demonstrar alguma insatisfação, por entre declarações surpreendentes pela sua franqueza…
- Insatisfação? Assim-assim. Sabe, quando as pessoas não trabalham os resultados não podem aparecer. Logo, nem estou assim tão insatisfeito. Era natural que perdêssemos este jogo e alertei para isso na conferência de imprensa antes do jogo. Infelizmente, não me levaram a sério…
- Quer apontar o dedo a alguém por falta de empenho?
- Olhe, por norma não aponto o dedo a ninguém…
- Sendo assim, pode comentar a…
- … mas desta vez até aponto. A culpa foi do nosso central, o Joilson Praxedes, que é uma má pessoa dentro e fora dos relvados, com maus comportamentos que vão desde a toalha molhada no rabo do companheiro de equipa no balneário ao contrabando de DVDs na bancada central. E também do nosso nº 10, o criativo Zezinho Joãozinho, que pura e simplesmente não sabe jogar à bola, tendo sido adquirido por catálogo sem nunca o termos visto ao vivo. Ele era equitador, daí o seu arquear das pernas, que por vezes ilude os defesas menos experientes, mas que é manifestamente insuficiente.
- Hmm-hmm [engolindo em seco]… O Prof. Venceslau a fazer revelações importantes sobre o balneário do Desp. Boranessa, admitindo problemas!
- Concerteza, eu sou uma pessoa frontal. Digo mais: o principal culpado sou eu.
- Isto é, o Prof. Venceslau está a dar “o corpo às balas” e a assumir a responsabilidade pelo mau ambiente, tentando assim blindar o balneário de vez…
- “Dar o corpo às balas”, quem, eu? Meu amigo, nem pensar! Se querem ser baleados, que sejam os jogadores, que não jogam nada! Ou o presidente! Há problemas e irão continuar a haver! A minha culpa foi não ter levado um leitor de DVDs para ver um filme enquanto ministrava os treinos. O meu trabalho aborrece-me, sabe? Não tenho vontade nenhuma de treinar aqueles gajos. Mas isso vai mudar, coloquei uma televisão na cabina do 4º árbitro e agora eles que se treinem à vontade que eu só vou lá estar para dar início e fim ao treino.
- Mas… Prof. Venceslau, então se é assim, porque não se demite?
- “Desistir” é palavra que não consta do meu dicionário. “Acobardar-se”, sim; mas “desistir”, não.
- Não acha que seria melhor para todos?
- Bem, visto dessa forma… se calhar sim, vou anotar a sua opinião e depois falamos melhor.
- E agora, Prof. Venceslau? A próximo jogo é contra o Spartak de Caneças e depois vem a eliminatória para a Taça contra o Copos e Garrafões…
- Spartak de Caneças? Nem sequer considero esse jogo. Já estamos a pensar a 200% no jogo contra o Copos e Garrafões.
- Mas… Ainda faltam 2 semanas para esse jogo…
- Não interessa. Esse é o jogo que importa. O resto que se lixe. Quero empenho total para esse jogo.
- Está a desprezar o valor da equipa do Spartak de Caneças, seu próximo oponente?
- Sim, estou a desprezar. São uns coxos. Não jogam nada à bola. Detesto o estádio deles e os seus adeptos, são indivíduos que não merecem uma pinga de respeito, de tão odiosos que são. Até os equipamentos são feios. Já disse ao meu plantel, através de SMS, para não se concentrarem no Spartak, não vale a pena chatearem-se. O mais certo é perdermos, mas que se lixe. Queremos é jogar contra o Copos e Garrafões.
- Vai manter a táctica do 4-2-3-1 no próximo jogo? Os adeptos criticam a táctica por oferecer pouca profundidade ofensiva à equipa…
- Se calhar sim, vou manter. Quem decide as tácticas é o roupeiro, eu decido se jogam os números ímpares ou pares. Se reparou bem, hoje só jogaram números ímpares.
- Pois…por acaso… é curioso... [pausa, a indiciar incredulidade] Prof. Venceslau, tem alguma coisa a dizer dos lenços brancos acenados pelos adeptos na sua direcção?
- Ah, sim, vi os lenços e acho que querem que eu me vá embora. Deixe-me dizer que isso é provável. O banco é frio e desconfortável e vou falar com o presidente. Também, já falhámos o que era importante, que era o campeonato, e…
- Mas vocês ainda estão com 2 pontos de vantagem sobre o Figueira da Figueira… está a dar o campeonato como perdido?
- Eh pá, estou. Não tenho fé em mim nem na equipa. Mas principalmente na equipa. Quem está há tanto tempo no futebol como eu sabe perfeitamente que isto é impossível…
- Bem… obrigado… foi esta a conversa com o Prof. Venceslau, treinador do Desportivo de Boranessa… uma personagem polémica do nosso campeonato.
- Polémico, eu? Eu não tenho é tento na língua. Polémicos são os outros…

Sem comentários: