sábado, agosto 05, 2006

Para Ty



Tu não estás bem. Não percebo a tua obsessão pelo ridículo. Fazes figura de parvo a toda a hora. Não te chegava teres agrafado o teu escroto à bainha dos bolsos das calças. Andaste a correr quase despido junto à linha lateral. Pintaste o tecto da cozinha de amarelo e carmim. Trucidaste o teu hamster na batedeira eléctrica da loja de electrodomésticos e provocaste um curto-circuito que destruiu várias máquinas expostas. Exigiste ser insultado por um polícia no domingo à tarde. Bebeste a água da retrete e deitaste Evian pela sarjeta. Apresentaste lantejoulas na cerimónia de entrega do diploma do teu filho. Julgas que há extraterrestres no armário e gafanhotos em Plutão. Agora pegaste fogo ao frigorífico e foste comprar duas grades de cerveja para colocar no fogão. Já ninguém sabe o que seguirá.
Acho que nem sequer te sabes queixar. Qual é o teu problema?
- Dão-me cabo do juízo, pá! Estou farto de ser desautorizado! Ninguém me respeita!
Assim não vais a lado nenhum. As tuas lamentações são tão lamechas… Coitadinho, coitadinho. Tens falta de atenção e carinho, é?
- Sim, pá! Gostava que alguém fizesse algo bom por mim…
Pára o choro. És um rato vestido de homem! Não consegues enfrentar os teus medos. Como podes querer que alguém faça qualquer coisa por ti?
- Eu só quero ser feliz…
É natural. Almejamos todos o mesmo. Sei lá… muda a tua atitude e mudarás a opinião dos outros sobre ti.
- Eu quero uma palete de post-its para espetar na testa do Valentim Loureiro!
Não, é melhor não. O major está de férias e não quer ser incomodado.
- Então… eu quero partir uma guitarra na cabeça do Pacheco Pereira!
Não podes ser tão violento. Vais logo para a prisão ou para o hospital. Pacheco Pereira não serve como desculpa.
- Bolas! Já sei! Quero que me mandem com tomates aos olhos! Tomates vermelhinhos e frescos!
De certeza que é o que queres? Penso que não é uma grande melhoria… ainda te lembras das laranjas e das moedas que te acertaram nas virilhas, não te lembras? Não deve ser uma sensação muito agradável, pois não?… Bem, acho que já não irás melhorar… Seja feita então a tua vontade… Boa sorte para ti.
- Para mim?
Para ti.
- Para mim!...Uau!, lá vem pessoal com tomates!

1 comentário:

. disse...

Um homem de tomates, sem dúvida. Foi ele, salvo erro, que avançou a posta de pescada de um campeonato a 12 clubes, e foi ele que respondeu assim, a uma acusação do ex Dias da Cunha, sobre ser ou não um árbitro do "sistema": «Estou a perder 30 por cento nas acções que tenho no Sporting». Fica mal, comprar assim acções sobre entidades do nosso trabalho, mas fica-lhe bem a honestidade. Como se diz, mais vale um cleptomaníaco honesto que um mentiroso que diz que não rouba.